terça-feira, 10 de julho de 2012

A Moldura

A MOLDURA é a coisa mais importante na arte. (...) Porque, sem ela não se pode saber aonde termina a arte e começa o MUNDO REAL. Você precisa colocá-la numa caixa, senão:
- Que merda é aquela na parede?
Se John Cage, por exemplo, dissesse:
- Vou beber suco de cenoura, com este microfone de lapela na garganta, e essa é minha composição.
O barulho, então, se qualifica como SUA COMPOSIÇÃO, porque ele pôs a moldura em volta e disse isso.
- Pegue ou Jogue fora, eu agora desejo que isto seja MÚSICA.
Além daí é uma questão de gôsto. Sem a moldura anunciada é só um cara engolindo suco de cenoura.

O QUE É MÚSICA? Qualquer coisa pode ser música, mas não se torna música até que alguém deseje que ela seja música, e o ouvinte decida percebê-la como MÚSICA.
A maioria das pessoas não consegue lidar com essa abstração - ou não quer. Elas dizem: "Me dê a canção. Será que eu gosto dessa canção? Ela sôa como alguma outra canção que eu gosto? Quanto mais familiar ela for, mais eu gostarei dela. Está ouvindo estas três notas aqui? Essas são as notas que eu consigo cantar junto. Eu gosto muito, muito mesmo dessas notas.

Me dê a batida. Nada chique demais. Me dê uma boa batida - algo pra que eu possa dançar. Tem que ser BOOM-BAP, BOOM-BOOM-BAP (tun-tis, tun-dun-dun,tis?). E se não for eu vou detestar muito, muito mesmo. Me dê isso tudo neste instante - depois, me escreva outras canções como essa - de novo, de novo e de novo, porque eu ME AMARRO MESMO em música."

Alguém com senso de ritmo pode entrar em uma fábrica e ouvir o barulho das máquinas como composição. Se expandirmos esse conceito incluindo luz, comportamento, fatores climáticos, fases da lua, qualquer coisa (seja um ritmo que pode ser ouvido ou um ritmo que é percebido, como uma mudança de cor durante certo tempo - ou uma estação do ano), pode ser consumida como música.
Se pode ser concebida como música, pode ser executada como músicae apresentada para um público de uma forma em que ELES a percebam como música: - Olha só pra isto. Já viu algo assim antes? Eu construí isto pra você. O que você quer dizer com "Que diabo é isso?" É um maldito ÉTUDE, panaca.


TRFZB (c) 1989. Capítulo 8: Tudo Sobre Música (PDF aqui)

Um comentário:

biu disse...

a besta acorrentada pateando na praia uma canção chamada ruído branco.